Ideias para salas pequenas

Autor:
Salas pequenas

Um problema comum nos dias de hoje é a falta de espaço da maioria dos apartamentos. A crise faz com que tenhamos de optar por apartamentos e casas mais pequenas, o que não é errado de todo mas que depois causa algumas implicâncias como a dificuldade na decoração e a falta de espaço até para coisas simples e essenciais.

Por essa razão, se dispormos de uma sala pequena, devemos focar-nos mais no lado prático do que no lado puramente decorativo. Mas a falta de móveis não nos permite desleixar-nos na decoração da nossa sala. E por muito que penses o contrário, é fácil decorar uma sala por mais pequena que seja.

Visto que a sala é pequena, normalmente um dos focos é criar estratégias que permitam criar espaço, tanto a nível físico como a nível visual. E há diversas formas para o conseguires, como vais poder ver.

Utiliza cores claras

As cores claras são as mais aconselháveis para espaços mais pequenos, pois refletem mais luz natural e artificial do que as cores mais escuras. As cores escuras tendem a absorver a luz e a criar zonas de sombra, o que visualmente cria ainda mais limitações de espaço.

Decoração com listas

Uma outra ideia para ampliar um espaço é utilizar listas para criar uma sensação de amplitude. As listas horizontais ampliam a largura de um acessório ou espaço, enquanto listas verticais aumentam a altura.

Joga com esta ideia para aumentar o teu espaço visualmente de acordo com as tuas necessidades. Mas quando adaptares este conceito, nunca te esqueças que as listas devem encaixar bem na tua decoração.

Utiliza apenas os móveis e acessórios essenciais

Pela limitação do espaço, não é possível enfiarmos todos os móveis que gostaríamos na sala, pelo que devemos apenas optar pelos essenciais. Se o espaço tornar-se um problema, deves começar a excluir os móveis que pouco ou nada usas, ou que poderiam estar colocados noutro local.

Artigos relacionados
Autor: •  Informações e dicas para uma eficiente decoração de salas de estar e salas de jantar.