Mesas de jantar

Autor: Vítor Ribeiro
Mesas de jantar clássica

As mesas de jantar são uma das maiores dores de cabeça para muitas pessoas que começam a rechear a sua casa. E nem é pelos estilos e designs que existem, mas sim pela importância que o espaço tem hoje em dia nas casas, devido à limitação de área.

Para quem vive num apartamento, é um bocado difícil colocar uma mesa de jantar que consiga albergar 10 pessoas, por exemplo. Mesmo as mais pequenas festas que pretendamos fazer em casa devem ser bem pensadas pelo número de lugares que dispomos à mesa.

Por vezes acabamos por remediar este problema ao colocar cadeiras que não conjugam em nada com a mesa, e metemos mais pessoas à mesa do que é suposto a mesa permitir. Apesar de resultar, é bastante incómodo e causa algum impacto negativo.

Mas para todos os problemas à solução. Vamos dar-te algumas dicas para que consigas escolher a mesa de jantar perfeita de acordo com as tuas necessidades sem nunca esquecer o lado decorativo, claro.

Para salas de jantar grandes, as opções são as mais variadas possíveis. Uma mesa demasiado pequena ficará mal numa grande sala de jantar. Neste tipo de salas o mais comum é utilizar-se mesas retangulares de madeira de boa qualidade que alberguem várias pessoas ao mesmo tempo. Neste tipo de mesas em especial é importante que as cadeiras façam parte do conjunto.

Para salas de jantar mais pequenas, é aí que surge a dor de cabeça. Devemos saber bem as medidas tanto da sala como da mesa que precisamos para a nossa sala. Mas há 2 dicas que podemos seguir para conseguir colocar a mesa de jantar perfeita.

Uma solução para economizar o máximo de espaço possível é adquirindo mesas redondas. As mesas quadradas ou retangulares acabam por ter espaços que não são nada aproveitados (normalmente nos cantos), o que não acontece com uma mesa redonda. Para além disso por ser redonda não há cantos da mesa a bloquear passagens (o que acontece muito em mesas retangulares em salas pequenas.

Outra solução bastante prática é o uso de mesas extensíveis. Estas são mesas que podem ser dobradas para economizar espaço quando não precisamos de mais do que 2 a 4 lugares, mas que se precisarmos do dobro do espaço, podemos estender a sua base. Desta forma não vamos precisar de ir buscar mesas adicionais que ficam esteticamente muito mal quando temos convidados em casa.

Se também quiseres informações sobre cozinhas, vais poder encontrar no seguinte endereço: http://www.decoracao-cozinhas.com/

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Informações e dicas para uma eficiente decoração de salas de estar e salas de jantar.