Dicas para escolher as cortinas

Autor: Vítor Ribeiro
Cortinas vermelhas

Existem várias regras que devemos seguir para podermos optar pelas cortinas certas para a nossa sala. Existem bastantes variedades de materiais, formas, tamanhos, etc., que poderão influenciar qualquer divisão da casa, mas na sala a influência das cortinas é ainda maior.

Para que possas optar pelas cortinas corretas para a tua sala vamos dar-te algumas dicas que te serão de grande ajuda. Desta forma, esperemos que consigas escolher as cortinas corretas para a tua sala de estar e de jantar.

As cortinas devem combinar com a decoração

Isto é um dos pontos mais importantes na escolha das cortinas para a tua sala. Nunca devemos escolher umas cortinas que não se adaptem à decoração atual da sala, a não ser que a mudemos entretanto.

É muito importante que elas combinem com a decoração, pois são das primeiras coisas que qualquer convidado repara ao entrar numa sala, para além do sofá e da mesa caso exista.

Material das cortinas

O tipo de material de que a cortina é feita também deve ser corretamente ponderado. Uma cortina de seda não fica bem, por exemplo, numa decoração de estilo minimalista pois trata-se de um material algo pomposa.

Pegando nesse exemplo, um material específico para cortinas de salas minimalistas é por exemplo qualquer tipo de material que seja transparente ou que permita passar luz natural, como é o caso das cortinas de placas laminadas.

Este tipo de cortinas absorve e bloqueia pouca luz natural, e muitas delas até permitem definir o tipo de intensidade de luz natural que entra na nossa casa. Desta forma são cortinas que podemos utilizar tanto no Verão como no Inverno, a não ser que deixem de estar adaptadas à decoração da sala.

Cor das cortinas

A cor das cortinas dependem especificamente de dois fatores: da decoração e da necessidade de absorver mais ou menos luz natural. Em relação ao primeiro detalhe, as cores e padrões das cortinas da sala dependem diretamente da cor e estilo da decoração da sala.

Uma sala rosa, por exemplo, ficaria bem com cortinas igualmente rosas que se destacassem, ou até mesmo brancas, mas nunca se fossem pretas. Um padrão floral nas cortinas também ficariam muito mal num estilo moderno, pois esse padrão é mais associado ao estilo clássico ou tradicional.

E em relação à necessidade de absorver luz natural, cortinas menos transparentes e / ou de cores escuras absorvem mais luz natural do que cortinas transparentes e / ou de cores mais claras.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Informações e dicas para uma eficiente decoração de salas de estar e salas de jantar.