Salas japonesas

Autor: Vítor Ribeiro
Sala de estilo japonês

Se procuras decorar a tua sala com o estilo único japonês, neste artigo vamos mostrar-te tudo o que deves fazer, os conceitos básicos a ter em mente na altura de decorares a tua sala e ainda alguns dos móveis e acessórios que são utilizados neste tipo de decoração.

E uma das regras básicas que se deve ter em conta é respeitar o aspeto minimalista deste tipo de decorações. Não devemos de forma alguma encher a sala de elementos japoneses. Apesar da intenção ser boa, se enchermos a sala de elementos japoneses mais depressa vamos conseguir um museu japonês do que propriamente uma sala de estilo japonês.

Tanto o mobiliário como os acessórios devem ser os mínimos possíveis, mas os suficientes para realmente criar uma decoração japonesa. As paredes devem ser simples e desimpedidas, e em termos de materiais, os naturais são os recomendados. O vidro também é uma ótima opção para o estilo japonês.

O mais difícil é escolher os móveis principais que vão constituir a sala japonesa. E a peça principal é uma mesa baixa. Como todos sabemos, os japoneses mais tradicionais não se sentam em cadeiras mas sim em pequenas almofadas chamadas zafus, pelo que estas também devem estar presentes à volta da nossa mesa.

E invés de um sofá, colocamos um futon. Esta tem a particularidade de servir igualmente de cama caso tenhamos visitas em casa. Estes móveis e acessórios são os básicos para criar uma composição japonesa na tua sala.

Os chãos das salas japonesas devem transmitir a mesma naturalidade que todos os outros elementos transmitem. E nenhuma cor é mais natural do que o branco, pelo que é uma ótima opção para qualquer sala. A cor de madeira também é uma excelente opção.

Parquete e tarima são duas opções bastante acertadas para a decoração japonesa. Existem outras opções, mas nem os azulejos nem os mosaicos são 2 opções.

Para finalizar, nas janelas das salas japonesas podemos utilizar painéis caraterísticos que transmitem o toque minimalista e japonês necessário para completar a decoração. As cortinas devem ser as mais leves possíveis, para que não impeçam a sala de se encher de luz natural.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Informações e dicas para uma eficiente decoração de salas de estar e salas de jantar.