Dicas para escolher um sofá

Autor: Vítor Ribeiro
Dicas para a escolha de um sofá

Existem várias coisas que devemos ter em mente na escolha do nosso sofá. No final de contas, é ele que define em grande maioria a personalidade da nossa decoração, para além das cortinas.

E a primeira coisa em ter em mente antes de escolher um sofá é saber o tamanho do sofá que precisamos. O tamanho do sofá que precisamos normalmente não é o mesmo se tivermos uma sala de 20 ou de 40 metros. Deves ter em conta o recheio da sala para saber as medidas necessárias do sofá.

Os sofás chaise-longue são muito utilizados hoje em dias nas salas. Para uma sala mais pequena, um sofá de 3 lugares ou em L é uma ótima escolha. Se dispores de uma sala um pouco maior, deves ponderar um sofá de 4 lugares. Podes utilizá-lo tanto junto à parede ou liberto, de forma a poder delimitar alguma área específica da sala.

Os sofás não se limitam apenas à sua cor e design. Devemos também pensar nas coisas que vamos fazer no sofá. A experiência de ler ou ver TV é influenciada pelo sofá. Se houver a necessidade de ter algum espaço extra para dormir em caso de convidados, um sofá-cama é uma ótima opção.

Não te enganes na altura da compra do sofá. Os espaços comerciais são geralmente maiores do que a nossa própria sala. Enquanto no espaço comercial o sofá pode parecer pequeno, depois em casa o sofá poderá parecer bastante maior.

Devemos também pensar no trabalho que a sua limpeza nos poderá dar. Se for um sofá que será bastante utilizado por várias pessoas diferentes constantemente, vai-se sujar com maior facilidade. Neste tipo de caso vais preferir um tipo de sofá que seja de limpeza fácil.

Há sofás mais rijos do que outros, e o ideal depende dos gostos de cada um. Há quem prefira sofás mais rijos e outros preferem sofás mais moles. Isto tanto em relação ao assento como em relação ao encosto. Portanto tenta perceber os gostos de cada um lá em casa e tenta chegar a um consenso para que se opte por um sofá confortável para todos.

Óbvio que também se deve ter em conta a posição com que ficamos quando estamos sentados. Há pessoas que preferem sofás bastante moles que até afundamos neles, só que esses normalmente não nos permitem adaptar uma posição correta, o que pode magoar as nossas costas a longo prazo.

A cor dos sofás é também importante, pois se o sofá não combinar com o resto da sala, por muito confortável que ele seja, não será atrativo o suficiente para que os convidados se sentem.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Informações e dicas para uma eficiente decoração de salas de estar e salas de jantar.