Sofás de pele

Autor: Vítor Ribeiro
Sofá de pele vermelho

Os sofás de pele têm várias qualidades que vamos detalhar na continuação deste artigo, e essas qualidades dependem do tipo de pele que se trata em concreto. Mas uma qualidade que todas as peles têm em comum é a capacidade de não se deixarem afetar pela temperatura ambiente.

Isto quer dizer que um sofá de pele vai ter exatamente a mesma temperatura seja Verão ou Inverno, ao contrário de outros tipos de sofás. Não vamos sentir aquele gelo ao sentarmo-nos num sofá comum no Inverno.

Falando um pouco sobre a pele, este é um material natural, flexível e transpirável, o que faz com que se adaptem com facilmente ao corpo. E como cada pele é única, temos sempre um sofá único.

Há quem se preocupe com fato destes sofás serem feitos com as peles dos animais, no entanto temos de esclarecer desde já que não se mata qualquer animal para retirar-lhe a sua pele, mas aproveita-se a pele dos animais depois de serem mortos pela sua carne. Desta forma é mais algo que não se desperdiça.

A pele não é exatamente um material barato devido à forma de obtenção e pelas suas qualidades também, mas é importante saber-se que quanto melhor a qualidade da pele, melhor e maior a longevidade do sofá. Mas também quanto maior a qualidade da pele, mais caro o sofá é.

Vamos falar de algumas peles para que fiques a conhecer algumas das diferenças entre os vários tipos de peles existentes.

Anilina pura

Esta é uma das peles mais suaves de todas, mas isto é uma faca de dois gumes. Ganhamos em textura, mas perdemos em resistência igualmente. Quando mais mole e macia, menos resistente esta pele é.

Este tipo de peles são normalmente pintadas para se dar cores originais, mas isso não quer dizer que haja sofás iguais, pois cada pele pode reagir de forma ligeiramente diferente e adaptar cores distintas (nunca fugindo muito da cor alvo).

Semi-anilina

Peles curadas de qualidade acima da média. Nem todas as peles estão aptas para esta categoria específica, e a própria conceção é mais detalhada mas fiel à cor original da pele.

Pigmentada

O que faz para criar este tipo de pele é tingir com partículas de cor sobre a superfície. Por manter-se algumas das propriedades originais da pele, estas são mais resistentes à luz, como também existe uma maior facilidade a limpar.

Camurça

Ganhamos em estética mas sofremos um pouco na altura de tratar desta pele. Esta é bastante popular pela aparência de pêlo. Infelizmente para os fãs destas peles, as manchas que surgem nesta pele são difíceis de eliminar.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Informações e dicas para uma eficiente decoração de salas de estar e salas de jantar.