Iluminação da sala

Autor: Vítor Ribeiro
Conselhos para iluminar a sala

A iluminação é bastante importante em qualquer divisão da casa, em parte porque precisamos sempre de manter o espaço bem visível e iluminação para que o possamos usar de forma segura e ter sempre luz para atividades que requerem mais concentração.

Outro dos objetivos de uma boa iluminação é que esta influencia mais do que muitos pensam na decoração de uma sala. Certos tipos de decoração necessitam de uma iluminação mais focada, enquanto outras de uma iluminação mais dissipada. Isso também depende da quantidade de luz natural que a divisão receba ao longo do dia.

E um espaço como a sala necessita de dispor luz por todo o espaço mas de uma forma suave. Isto é normalmente aplicado através de candeeiros de pé no caso de salas de estar e de candeeiros de teto nas salas de jantar. Mas claro que isto não é um regra que deve ser sempre seguida.

Existem 5 tipos de luzes que podem ser aplicadas, umas mais adequadas do que outras dependendo tanto do tipo de sala como da tua necessidade. Vamos falar dos 5 tipos de luzes que existem para que tenhas uma ideia do que será mais adequada para a tua sala.

Iluminação de ambiente

Este tipo de luz é o mais popular em salas de estar, pois ilumina todo o espaço mas sem focar-se em espaços específicos. Para isso, aplica-se normalmente candeeiros de teto que abrangem um grande raio ou / e pequenos focos de luz que atinjam até os cantos mais escuros.

Iluminação pontual

Esse é o tipo de iluminação mais focado para salas de jantar, pois o seu conceito é para focar-se num só ponto, normalmente o centro do espaço. Os candeeiros de teto que foquem a luz numa só direção ou mesmo candeeiros de mesa que não espalhem muito a luz para os lados são os candeeiros mais utilizados.

Iluminação decorativa

Este tipo de iluminação é um pouco como a pontual só que invés de focar-se numa área específica, foca-se nos elementos decorativos de maior interesse como quadros, através de candeeiros de parede normalmente.

Iluminação funcional

Este tipo de iluminação acaba por ignorar um pouco o lado decorativo e foca-se em fornecer luz focada em vários espaços da sala, primando assim a segurança.

Iluminação cinética

A iluminação cinética é normalmente utilizada apenas em certas ocasiões, normalmente para criar um ambiente acolhedor e romântico em certa medida, dependendo do que queremos. Este tipo de iluminação é criado através de velas ou mesmo com a chama da lareira, por exemplo.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Informações e dicas para uma eficiente decoração de salas de estar e salas de jantar.